A Calculadora de IR da Sencon não utiliza as informações da B3 para fins de cálculo, uma vez que a B3 não informa os custos operacionais das operações de compra e venda realizadas na bolsa, de maneira que impossibilita o abatimento destes valores na apuração de imposto de renda e aumenta o valor de imposto a ser pago pelo investidor.
Assim, a calculadora irá realizar o cálculo apenas com base nas notas de corretagem emitidas pelas corretoras, pois este documento irá conter todos os custos pagos pelo investidor em cada operação realizada na bolsa, que serão proporcionalizados automaticamente pelo sistema.
Como os custos operacionais podem impactar diretamente na rentabilidade das operações, também influenciará no valor de imposto a ser pago à Receita Federal, sendo imprescindível a contabilização destes valores, o que não é possível realizando os cálculos apenas com os dados fornecidos pela B3.